SEC Betim intensifica as mobilizações em torno do Movimento Tarifa Zero

postado em: Notícias | 0

O Sindicato dos Comerciários de Betim e região e sua direção apoiam a gratuidade do transporte público em Betim. A entidade, representando milhares de trabalhadores do comércio na região, anunciou oficialmente seu apoio institucional ao movimento de tarifa zero no transporte público. Essa decisão demonstra o compromisso do sindicato com a melhoria das condições de vida dos trabalhadores de sua representação e com a promoção de uma mobilidade urbana mais justa e acessível a todos e todas.

Entenda

Com a finalidade de garantir o direito de ir e vir da população Betinense, democratizando o serviço de transporte público, no início deste ano aconteceu na sede do Sindicato dos Comerciários de Betim e região, para tomar ciência e debater, a importante pauta pela melhoria e avanços no transporte coletivo do município de Betim.

O tema também já havia sido pauta de estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Onde os resultados apontam que cerca de 40 municípios brasileiros já implantaram projetos de tarifa zero no transporte, segundo levantamento atualizado em setembro pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).

O movimento de tarifa zero, nasceu da união de diversos setores organizados da sociedade civil da cidade com debates entre lideranças e dirigentes de entidades estudantis, comunitárias e sindicais, políticos e outros. Já nos últimos dias o movimento vem ganhando destaque em várias partes da cidade, com a intensificação de mobilizações a fim de tornar o transporte público gratuito para todos os cidadãos, eliminando a necessidade de pagamento de passagens. O Sindicato se somando às ações de mobilização, anuncia o início de coleta de assinaturas para apresentar o projeto de lei de iniciativa popular na Câmara Municipal de Betim que visa implementar o transporte público gratuito em Betim aos finais de semana e feriados.

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Thiago Henrique, enfatizou a importância dessa decisão, afirmando que “o acesso ao transporte público acessível e de qualidade é fundamental para nossos trabalhadores e para todos os cidadãos que dependem do transporte público. Ao apoiar o movimento de tarifa zero, estamos defendendo não apenas os interesses dos comerciários, mas também o bem-estar de toda a comunidade betinense”

Se aprovado e implementado o serviço de transporte público gratuito em Betim, veremos um fenômeno de incentivo que pode desencadear uma série de benefícios para o comércio local, incluindo o aumento do fluxo de consumidores, a redução de custos para os consumidores, a promoção da inclusão social, o estímulo ao turismo e o desenvolvimento urbano. 

Para assinar é necessário apenas ser eleitor no município de Betim. Se você ainda não possui título de eleitor, procure nos que vamos auxiliar a tirar o título pela internet.

Assine e convide familiares e amigos para se juntarem nessa luta.

Quaisquer dúvidas, entre em contato com o sindicato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 19 =