Comerciários de Betim e região fazem balanço das ações de 2021

postado em: Notícias | 0

O Sindicato dos Comerciários de Betim, Igarapé, Esmeraldas e Mateus Leme fez um balanço de todas as atividades realizadas ao longo de 2021 e o saldo foi positivo. 

 

Campanha Salarial

Mesmo com todas as dificuldades do ano com a crise econômica e a pandemia, a diretoria da entidade entende que os resultados foram positivos para a categoria. Os comerciários da base conseguiram reajuste salarial de 5%. Além disso, conquistaram um importante acréscimo de R$21,50 no cartão alimentação.

 

“Com muito empenho e dedicação da comissão de negociação, com o apoio e a participação dos comerciários nesta campanha, conseguimos garantir o reajuste salarial e ainda um aumento significativo na tabela do auxílio-alimentação, além da preservação de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho”, afirmou Thiago Henrique.

 

Fiscalização

A entidade tem um trabalho permanente de fiscalização do cumprimento, na prática de todas as conquistas na CCT (Convenção coletiva de trabalho). A partir das denúncias e demandas que chegam diariamente, por atendimentos presenciais, ligações e mensagens nas redes sociais. O Sindicato faz o processo de apuração, investigação e inicia os processos administrativos.

 

Neste ano de 2021 o Sindicato notificou mais de 100 empresas em toda sua base, desse volume cerca de 70% foram solucionados e os demais ainda estão em processo de regularização e o Sindicato segue firme na cobrança dos direitos dos trabalhadores no comércio.

 

Vacina para os Comerciários

A longa fila para receber a vacina da covid-19, com dúvidas acerca da data efetiva em que será feita a imunização da população, pela escassez de doses. Levou o Sindicato dos Empregados no Comércio de Betim e região a formalizar requerimento solicitando que os comerciários do setor essencial sejam incluídos na lista de profissionais prioritários para vacinação e a tentar garantir doses mais cedo. A campanha começou em Betim no dia (30), de abril e logo se ampliou para as outras cidades de atuação da entidade.

 

Em Betim o sindicato chegou a conseguir que um projeto de lei 125/2021 de autoria do vereador Tiago Santana(PCdoB) passasse por todo o processo de tramitação ser aprovado. Porém, a entidade só não conseguiu o objetivo final, por que esbarrou na política de Brasília, que está fora da alçada de atuação da entidade, tendo em vista que o Plano Nacional de Imunização, não incluía os comerciários.

 

“Foi ótima essa movimentação que o sindicato fez, o que me deixa triste é não ver algum parlamentar, governador e prefeito saindo em defesa dos comerciários. Que é uma categoria que ficou na linha de frente contra a Covid-19. Mas saímos dessa campanha com o dever cumprido e de cabeça erguida.” afirma o presidente do sindicato, Thiago Henrique.

 

Campanha PLR

O Sindicato deu avalia de forma exitosa a campanha para pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2021. A diretoria percorreu todos os supermercados da sua base, notificando as empresas para que adotem a PLR para seus funcionários.

 

Segundo o Presidente do Sindicato, Thiago Henrique, a direção da entidade Registra que várias empresas já vem adotando a PLR, sendo esta, uma ferramenta importante para ajustar os interesses das partes na construção de um benefício recíproco, que poderá melhorar as condições do trabalhador como da própria empresa, já que para esta, o instituto traz: aumento da motivação; elevação dos resultados gerais da empresa; maior comprometimento com a realização de metas e retenção de talentos entre outros benefícios para ambos. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + dezenove =