A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) convoca os dirigentes sindicais para a audiência pública que acontece hoje, 10 de novembro de 2025, às 14h, no auditório da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
O tema do debate é o fim da chamada escala 6×1, regime de trabalho em que o empregado cumpre seis dias consecutivos de trabalho para depois folgar apenas um dia, e seus impactos diretos sobre a saúde, o bem-estar e a convivência familiar dos comerciários.
Para o presidente do Sindicato dos Comerciários de Betim e Região, Thiago Henrique, o debate ocorre em um momento crucial para os trabalhadores. “A escala 6×1 representa um modelo ultrapassado, que sacrifica a vida social e familiar dos comerciários e impede o pleno desenvolvimento humano. Discutir o fim dessa prática é discutir também um novo projeto de país, mais justo, com jornadas equilibradas e respeito à dignidade de quem movimenta a economia todos os dias”, afirmou.
O sindicato ressalta que a audiência pública é uma oportunidade estratégica para reforçar a mobilização, conscientizando os comerciários sobre a importância de participar, acompanhar e defender melhores condições de trabalho. Delegações de Betim e região estão sendo incentivadas a acompanhar a sessão e registrar suas demandas locais.
Por fim, reforça-se que a mobilização não termina com o evento. É fundamental que os encaminhamentos e compromissos firmados na audiência pública sejam monitorados e cobrados pelos trabalhadores. O momento exige unidade para que a escala 6×1 deixe de ser prática comum, garantindo jornadas mais justas e equilibradas para o setor do comércio em todo o país.

(matéria em atualização)
Deixe um comentário