O Sindicato dos Empregados no Comércio de Betim, Esmeraldas, Igarapé, Mateus Leme, Juatuba e São Joaquim de Bicas está acompanhando atentamente os debates acerca da redução da jornada de trabalho impulsionada pela Proposta de Emenda à Constituição para o fim da escala semanal de trabalho “6×1” (seis dias de trabalho por um de descanso).
A redução da jornada de trabalho sem redução do salário sempre foi uma bandeira de luta do nosso Sindicato, presente inclusive em nossa pauta de Reivindicações construída e aprovada em conjunto com os trabalhadores no comércio, na busca pelo trabalho digno e bem remunerado.
A sobrecarga de trabalho com baixa remuneração é uma mazela que aflige todos os trabalhadores brasileiros, em especial os comerciários. Jornadas diárias excessivas, em grande parte sem controle fidedigno de ponto, trabalho em sábados, domingos e feriados, horas e horas no deslocamento casa/trabalho/casa, tudo isso se agregando às jornadas duplas e triplas decorrentes das responsabilidades familiares que impacta na grande maioria as mulheres.
Nesse contexto, a grande massa trabalhadora brasileira está de fato aprisionada em um ciclo vicioso capitalista, que lhe tolhe até o direito de um tempo razoável para conviver com seus familiares, de exercer a sua fé, de efetivamente repousar. Que, em suma, lhe impede de usufruir de uma vida digna e de qualidade.
O nosso Sindicato reafirma o compromisso histórico com a luta do trabalhador e, neste momento em particular, com a defesa do fim da escala de trabalho semanal de 6×1, sem redução de salários e sem a retirada de direitos.
Deixe um comentário