Entre os dias 1º e 3 de outubro de 2025, em São Gonçalo do Pará – MG, acontece o Seminário de Negociação Coletiva para 2026, promovido pela Fecomerciários-MG. O evento tratará de temas relevantes para o movimento sindical, como os desafios da luta dos trabalhadores e da categoria comerciária, além da posse da nova diretoria da entidade. A diretoria do Sindicato dos Comerciários de Betim e Região participa das atividades, contribuindo com as discussões e alinhando perspectivas com as demais entidades presentes.
A programação do dia 1º é iniciado com a abertura oficial e a mesa de debate “A Conjuntura Política para o Movimento Sindical de Trabalhadores e as Eleições de 2026”, conduzida por André Luis dos Santos, jornalista, publicitário, especialista em Política e Representação Parlamentar e mestrando em Poder Legislativo pelo Centro de Formação da Câmara dos Deputados (CEFOR). No período da tarde, serão realizadas duas palestras: “Impactos da Reforma Tributária no Âmbito Sindical”, com o Dr. Ildenir Emanuel Cruz Meireles, advogado trabalhista e sindical, e “Dados da Categoria e Reflexões para Enfrentar os Desafios da Representação Sindical”, ministrada pelo economista Fernando Ferreira Duarte, graduado pela UFMG e com mais de duas décadas de experiência no DIEESE em Minas Gerais.
No dia 2, estão previstas três palestras: “Custeio Sindical. Direito de Oposição. Um Caso Concreto”, ministrada pelo Dr. Luís Antonio Camargo de Melo, subprocurador-geral aposentado do Ministério Público do Trabalho, advogado trabalhista e professor do IESB-DF; “Inteligência Artificial – Como Transformar a Ameaça em Aliada: O Sindicato 5.0 e o Futuro do Emprego no Comércio”, conduzida por Elitan David, especialista multidisciplinar em desenvolvimento, design e marketing; e “Precedentes Vinculantes no TST”, apresentada pelo Dr. Antonio Fabrício de Matos Gonçalves, ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Ainda no mesmo dia, sob a coordenação do Dr. Antonio Carlos Penzin Neto, chefe do Departamento Jurídico da Fecomerciários-MG, será realizado o trabalho em grupo “Discussão e Elaboração da Pauta de Reivindicações para a Data-Base de 1º de Janeiro de 2026”.
O encerramento, no dia 3, será dedicado às assembleias deliberativas, nas quais serão aprovadas a pauta de reivindicações da Federação para a negociação do reajuste salarial e melhorias para 2026, além de pronunciamentos institucionais e entrega dos certificados.
O presidente do SEC-Betim e Região, Thiago Henrique, enfatizou a relevância do seminário:
“O encontro promovido pela Fecomerciários é fundamental para o fortalecimento da organização sindical. Diante da desmobilização que se intensificou desde 2016, com medidas que visaram enfraquecer os sindicatos, este espaço de debate se torna indispensável. A união e a organização são os principais instrumentos para a defesa dos direitos dos trabalhadores. Nossa expectativa é sair deste seminário com um direcionamento sólido e alinhado, que possibilite conquistas cada vez mais significativas para a categoria comerciária.”
Deixe um comentário