A longa fila para receber a vacina da covid-19, juntamente com dúvidas acerca da data efetiva em que será feita a imunização da população, pela escassez de doses. Levou o Sindicato dos Empregados no Comércio de Betim e região a formalizar requerimento solicitando que os comerciários do setor essencial, sejam incluídos na lista de profissionais prioritários para vacinação e a tentar garantir doses mais cedo.

No dia (30) de abril, o sindicato iniciou uma série de agendas para garantir o direito dos trabalhadores no comércio considerados essenciais para a economia da sociedade durante a pandemia. A primeira cidade a receber a pauta foi à Câmara Municipal de Betim. Na ocasião o vereador Tiago Santana (PCdoB) líder de governo na câmara, acatou o pedido dos sindicalistas e apresentou o projeto de Lei 125/2021. A proposta, se aprovada, tornará prioritário para vacinação contra Covid-19 a categoria de trabalhadores do comércio essencial para receber imunizantes.

Já pela manhã desta terça-feira (01), o presidente do sindicato Thiago Henrique, junto do secretario Adelmo Dias ampliaram a pauta para, as outras cidades de atuação da entidade. Os sindicalistas se reuniram em Igarapé, com o vereador Norberto Leandro (Solidariedade), que se prontificou a protocolar o oficio na câmara da cidade e atender a categoria, dando entrada na próxima segunda-feira dia (07), um projeto de lei que se aprovado tornará prioritário para vacinação em Igarapé, os trabalhadores do comércio essencial para receber imunizantes. Em seguida foi a vez de Mateus Leme. O Sindicato fez contato com o vereador Arilton Gaudêncio (PP), presidente da Comissão Temporária de Enfrentamento ao Covid 19 de Mateus Leme, que recebeu o pedido e se propôs a ajudar.
Nos ofícios, a SEC Betim ressaltam a importância dos serviços prestados pelos trabalhadores no comércio essencial para à economia local, durante a pandemia. O Presidente do Sindicato, Thiago Henrique, reitera que imunizar os trabalhadores do comércio essencial é um procedimento que poderá colaborar para diminuir os riscos para toda a população que necessita destes serviços.
O sindicato está se programando para ampliar a mesma solicitação do requerimento, no legislativo da cidades de Esmeraldas e Juatuba. “A nosso ver, há interesse coletivo dos trabalhadores envolvidos no comércio essencial, onde essa entidade atua”, afirma o presidente do sindicato.
Deixe uma resposta